Vida Saudável: A importância da vacinação

Vacinas atuam para estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinadas doenças.

São produzidas a partir do próprio agente causador da doença, que é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada.

Ao não causar a doença, as formas atenuadas e inativadas do antígeno são capazes de estimular nosso sistema imunológico.

Como ela atua no corpo?

Quando nos vacinamos, apresentamos ao nosso corpo um antígeno até então desconhecido. Ele passa, com isso, a produzir anticorpos.

Nesse primeiro momento, a produção de anticorpos é relativamente lenta.

O organismo também produz células de memória, ou seja, que, ao serem expostas novamente ao mesmo antígeno, vão ser  capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.

Uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva.

A vacina portanto atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio.

É considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo a produzir substâncias de defesa.

Por que é importante?

Redução dos números de casos de doenças infecciosas em toda a comunidade, uma vez que a transmissão é diminuída;

Diminuição do número de hospitalizações;

Redução de gastos com medicamentos;

Redução da mortandade;

Erradicação de doenças.

Podem erradicar doenças?

Ao vacinar a população, diminuímos a incidência de determinada doença. À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida, formando uma sociedade mais saudável.

Informações e agendamento: (11) 972246198 (11) 4788-2520