Começou a nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo.
Desta vez, focada nos adultos jovens.
Segundo o Ministério da Saúde, quase 40 milhões de brasileiros estão vulneráveis ao sarampo por falta da vacina.
A segunda etapa da campanha, que começou nesta segunda-feira (18), tem como público-alvo jovens de 20 a 29 anos. E, nos últimos 90 dias, 1.720 jovens dessa faixa etária contraíram o sarampo.
“Portanto, nós vamos ter que ter uma estratégia diferenciada para atender essa população. Nós vamos ter que saber onde é que elas estão, nós vamos ter que ir até onde elas estão ou tentar facilitar para que elas possam se deslocar da indústria, do comércio, das universidades para chegar até um local onde haja a disponibilidade da vacina”, destacou João Gabbardo, ministro interino da Saúde.
Entre 4 de agosto e 26 de outubro, foram registrados mais de cinco mil casos de sarampo no Brasil; 90% no estado de São Paulo.
A cobertura da vacina tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola vem diminuindo. De 2010 até 2014, chegou a ultrapassar a meta. A partir de 2015, começou a cair. Mas, sempre acima dos 90% de cobertura. Em 2019, até outubro, o índice de vacinação está abaixo dos 60%.
O sarampo é transmitido por via respiratória: boca e nariz. Especialistas explicam que pegar o vírus é tão fácil quanto pegar uma gripe. Um único doente pode transmitir para até 20 pessoas.
A Saúde Clínica Médica:
PIONEIRA EM ATENDIMENTO POPULAR EM TABOÃO DA SERRA
Aproveite para agendar sua consulta.
Basta mandar uma mensagem para o número: (11) 96053-6102 (WhatsApp); fixo (11) 4788-2520
Estamos na Rua Ernesto Capelari, 204, em Taboão da Serra!
Aceitamos Convênios