Quer emagrecer de forma saudável? Confira nossas dicas

Vontade de perder peso é comum entre as pessoas que almejam uma vida saudável.

Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está acima do peso.

A melhor forma sem dúvida é passar por uma reeducação alimentar. É o jeito correto de emagrecer de forma saudável.

A Saúde Clínica Médica separou dicas de como você pode reduzir o seu peso de maneira correta. Confira:

Evite “dietas milagrosas”

Como falamos acima, evite fazer uso de métodos “milagrosos” para emagrecer. O primeiro passo é sempre procurar um endocrinologista ou um nutricionista para avaliar o seu estado físico e, assim, entender qual dieta é a mais assertiva para a sua necessidade.

Não se preocupe além do necessário

O processo de emagrecimento é muitas vezes lento. Por isso, mantenha a calma e não fique obcecado pela perda diária de peso. Isso tende a prejudicar a saúde mental, estimulando ainda mais a vontade de consumir alimentos industrializados e gordurosos.

Tenha metas

Com o auxílio do seu médico, estabeleça uma meta de emagrecimento. Assim, é muito mais fácil controlar e estabelecer limites no processo diário, evitando a ansiedade exagerada.

Coma em pequenas quantidades várias vezes ao dia 

Isso ajuda a evitar o consumo exagerado nas principais refeições do dia. Dê preferência para as verduras escuras, legumes, raízes, frutas e grãos.

Opte por uma alimentação saudável 

Comidas prontas, congeladas e fast-foods fazem muito mal para a saúde, pois contêm altos níveis de sal e açúcar em suas composições. O excesso de sal e de açúcar podem ocasionar o surgimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Cuide da hidratação 

Evite o consumo de sucos concentrados de caixinha, refrigerantes e chás adoçados artificialmente. Dê preferência para a água e os sucos e chás naturais.

Evite coma carnes em excesso

Consumir carnes em excesso pode fazer mal à saúde, você sabia? Por isso, distribua as porções de carnes durante a semana para uma dieta mais equilibrada. E lembre-se: você também pode encontrar proteínas em outros alimentos, como na soja e no ovo.

Nunca se esqueça da atividade física

Por último, e não menos importante, faça exercícios físicos com regularidade. Isso estimula o metabolismo, emagrece e ainda garante que você tenha um bom condicionamento físico. Pratique de 3 a 5 vezes por semana. Pode ser um alongamento, uma caminhada, uma subida de escadas, andar de bicicleta, você que decide. O importante é não deixar de se movimentar!

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Cássio