Previna-se contra a catapora

Mesmo ocorrendo durante todo ano, observa-se um aumento do número de casos de catapora (também chamada de varicela) no mês de agosto, quando o inverno se aproxima do fim. Por isso, é importante ficar atento e se prevenir contra a doença.

A catapora é uma doença causada pelo vírus varicela-zóster, caracterizada pelo surgimento de bolhas vermelhas na pele que se espalham por todo o corpo e causam coceira e outros sintomas.

A doença pode ser facilmente transmitida para outras pessoas, sendo altamente contagiosa para aqueles que nunca foram acometidos por ela antes ou para aqueles que não receberam a vacina. O contágio acontece através do contato com o líquido da bolha ou por meio de tosse ou espirro.

Quando alguém é infectado, a catapora leva de 10 a 21 dias para se manifestar. Além das bolhas na pele, o paciente também pode apresentar febre, coceira, mal-estar, perda de apetite, dor de cabeça e dor de barriga.

A vacina tetra viral e a vacina contra varicela são fundamentais para prevenir a doença. As crianças recebem duas doses da tradicional vacina contra catapora, sendo a primeira dada aos 12 meses de idade e a segunda, dos 15 aos 24 meses. Já para pessoas acima de 13 anos que não foram vacinadas, nem contraíram a doença, devem tomar as duas doses da vacina, respeitando um intervalo de quatro a oito semanas.

Venha se vacinar na clínica A Saúde. Disponibilizamos vacinas para você se prevenir contra a catapora e outras enfermidades.