Outubro Rosa: sintomas, tratamentos, causas e prevenção do câncer de mama

Estamos dedicando o mês de outubro para trazer informações importantes sobre câncer de mama. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama.

Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Para o ano de 2018, foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Quais sintomas do câncer de mama?

O mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais são:

edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;

retração cutânea;

dor;

inversão do mamilo;

hiperemia;

descamação ou ulceração do mamilo;

secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

Aproveite para agendar sua consulta.

Basta mandar uma mensagem para o número: (11) 96053-6102 (WhatsApp); fixo (11) 4788-2520

Estamos na Rua Ernesto Capelari, 204, em Taboão da Serra!

Aceitamos Convênio