Por enquanto, a melhor maneira de evitar que o câncer de mama cresça e se espalhe é diagnosticá-lo cedo, removê-lo ou destruí-lo.
Por isso que é tão importante consultar o ginecologista anualmente e realizar os exames de rotina solicitados.
As pessoas que não seguem estas recomendações são mais propensas a ter um câncer de mama encontrado depois que já se espalhou, quando se caracteriza o câncer de mama avançado.
Às vezes, nem mesmo os exames de rotina para câncer de mama em estágio inicial conseguem detectá-lo, e por isso, mesmo as pessoas que seguem estas orientações podem apresentar o câncer de mama metastático no momento do diagnóstico.1
Pacientes com certos tipos de cânceres, como o câncer de mama, muitas vezes recebem outros tratamentos após a cirurgia para tentar destruir as células cancerosas que podem ter se espalhado distante do tumor primário.
Isso pode diminuir o risco de o câncer voltar (recidiva) e se espalhar (metástase).
No caso de câncer de mama metastático, atualmente existem vários tratamentos que podem controlar a progressão da doença.
Alguns tratamentos podem fazer com que os tumores parem de crescer, cresçam mais lentamente ou diminuam de tamanho.
Ao interromper ou retardar o crescimento do tumor, o tratamento pode diminuir os sintomas da doença.3
Além disso, através dos avanços em relação as bases moleculares do câncer de mama, novos medicamentos foram desenvolvidos para atuar em alterações moleculares especificas das células do câncer de mama, as terapias-alvo.
Isso melhorou muito a individualização do tratamento, aumentando assim o controle da doença e reduzindo os efeitos colaterais dos medicamentos, mesmo em pacientes que desenvolveram resistência a algum tipo de tratamento.4,5
Pesquisadores continuam procurando novas maneiras de impedir que o câncer de mama inicial se torne metastático.
Medicamentos que possam bloquear a ação de enzimas que ajudam as células do câncer de mama a se espalhar para os ossos e que bloqueiem o suprimento destas células pelos vasos sanguíneos vem sendo estudados.
Estamos na Rua Ernesto Capelari, 204, em Taboão da Serra!
LEIA TAMBÉM: Hora da prevenção ao câncer de mama