Saúde da Mulher

O ginecologista é o médico responsável por tratar do organismo da mulher e de seu aparelho genital, acompanhando a saúde dela. Quando procurar o ginecologista:

• Problemas de corrimento;
  • Dor na relação sexual;
  • Suspeita de gravidez.
Além disso, é importante consultar o ginecologista regularmente para a prevenção de doenças. O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassom transvaginal, ultrassom de mamas, mamografia e exames laboratoriais.

O obstetra é o médico responsável por acompanhar sua paciente durante a gestação, parto e pós-parto. Ele é especializado em cuidar do desenvolvimento do feto e dar assistência à mulher na gravidez, sendo também o responsável pelo pré-natal da gestante.

O alergista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças alérgicas.

Quando procurar um alergista:

• Pele extremamente ressecada;
  • Manchas avermelhadas que desaparecem e reaparecem no corpo;
  • Espirros, coriza ou coceira nasal constantes;
  • Reações inesperadas após a ingestão de alimentos ou medicamentos;
  • Irritação constante nos olhos;
  • Vermelhidão intensa após picada de insetos.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como exame de sangue ou teste alérgico para diagnosticar alergias a alimentos, insetos, poeira ou mofo.

O cardiologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças do coração e do sistema circulatório. Quando procurar um cardiologista:
  • Dores no peito;
  • Tontura;
  • Fadiga;
  • Cansaço;
  • Arritmias;
  • Suor excessivo;
  • Inchaço.
Além disso, é importante consultar o cardiologista regularmente para a prevenção de doenças. O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como o eletrocardiograma ou o teste ergométrico.
O clínico geral é o médico responsável por cuidar de pacientes adultos tratando diferentes doenças. Quando procurar o clínico geral:
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar em geral;
  • Fadiga;
  • Diarreia ou constipação;
  • Dores no peito;
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta.
O dermatologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças de pele. Quando procurar um dermatologista:
  • Acne;
  • Queda de cabelos;
  • Micose nas unhas;
  • Alergias e manchas de pele.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como biópsia de pele ou curetagem, por exemplo.

O endocrinologista é responsável por acompanhar as glândulas endócrinas, responsáveis por secretar os hormônios, tratando de doenças da tireóide ou diabetes, por exemplo. Quando procurar o endocrinologista:
  • Ganho de peso;
  • Disfunção da tireóide;
  • Alteração do crescimento;
  • Distúrbios da puberdade;
  • Muita sede e vontade de urinar com muita frequência;
  • Perda de peso.

(adulto e infantil)

O gastroenterologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças do aparelho digestivo, como gastrite, prisão de ventre e úlcera péptica. Quando procurar um gastroenterologista:

• Dor de estômago;
  • Azia;
  • Refluxo;
  • Dor de barriga;
  • Prisão de ventre.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como endoscopia digestiva alta, colonoscopia e ultrassom de abdômen.

(adulto e infantil)

O neurologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças que afetam o sistema nervoso, ou seja, cérebro, medula, nervos e músculos. Quando procurar um neurologista:

• Dores de cabeça;
  • Problemas de memória;
  • Tremores;
  • Epilepsia.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como eletroencefalograma, mapeamento cerebral e eletroneuromiografia.

O nutricionista é o médico responsável por orientar o paciente a fazer dietas através da educação alimentar. Quando procurar um nutricionista:
  • Obesidade;
  • Alimentação desregulada;
  • Intolerância a alimentos.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, como um hemograma completo, por exemplo

O ortopedista é o médico responsável por cuidar de doenças e lesões nos ossos e nos músculos, como artrite, tendinite e fraturas. Quando procurar o ortopedista:
  • Dores nas costas, nas articulações, nas juntas ou na lombar;
  • Dores musculares;
  • Lombalgia;
  • Inchaço na articulação;
  • Desgaste dos ossos ou das articulações;
  • Dificuldade de movimentos.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como radiografias, ressonância magnética, ultrassonografia musculoesquelética e tomografia computadorizada.
O otorrinolaringologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar problemas de ouvido, nariz e garganta, como otite, sinusite e faringite. Quando procurar um otorrinolaringologista:
  • Zumbidos;
  • Tonturas;
  • Roncos constantes;
  • Alterações no nariz, ouvido e boca.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta.

O pediatra é o médico responsável por cuidar da saúde de crianças e adolescentes, acompanhando o desenvolvimento deles, além de prevenir e tratar doenças. Quando procurar o pediatra:
  • Falta de apetite;
  • Baixo peso ou estatura;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia ou constipação intestinal;
  • Tosse, obstrução nasal, coriza ou espirros;
  • Alergias;
  • Crises de chiado no peito.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como hemograma, urina ou fezes.

O pneumologista é o médico responsável por cuidar de doenças pulmonares e respiratórias. Quando procurar um pneumologista:
  • Falta de ar;
  • Cansaço;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Enfisema;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Nódulo pulmonar.

O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como espirometria, radiografia de tórax e tomografia de tórax.

O urologista é o médico responsável por tratar do sistema urinário de homens e mulheres e também do sistema reprodutor de homens. Quando procurar um urologista:
  • Ardência ou dor para urinar;
  • Sangramento na urina;
  • Dificuldade para ter ereção;
  • Dificuldade para ter filhos;
  • Dor na região dos testículos;
  • Presença de fimose.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como PSA, creatinina, ureia, testosterona, espermograma, urina 1, urocultura, ultrassom de próstata, de vias urinárias e de testículos, tomografia de abdome total e biópsia de próstata.

O vascular é responsável por tratar de doenças nas artérias, veias e vasos linfáticos. Quando procurar o vascular:
  • Varizes;
  • Dor nas pernas;
  • Inchaço nas pernas.
O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como hemograma, coagulograma, doppler venoso de membros inferiores, doppler arterial de membros inferiores e doppler de carótidas.

Exames

O eletrocardiograma é um exame que avalia a atividade elétrica cardíaca, registrando-a em gráficos que depois são comparados com gráficos padrão. O exame permite identificar desde condições banais até doenças graves do coração, como infartos e disritmias, por exemplo.