Doenças que aparecem no frio – veja como se prevenir

A Saúde Clínica Médica
Agendamento por WhatsApp ou telefone:
(11) 4788-2520

Provavelmente você já percebeu que é só o tempo esfriar, que as pessoas começam a ficar doentes.

É o que chamamos de doenças do frio.

Apesar de todos esses problemas poderem se desenvolver em qualquer época do ano, é no inverno que elas mais se proliferam.

Você deve estar se perguntando por que elas gostam do tempo frio.

Certamente não é por que esse período é mais gostoso para sair de casa e atacar seres humanos mais frágeis. Acontece que na época do frio, as pessoas se concentram mais em locais fechados, o que facilita a propagação de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças.

Listamos as principais e como se prevenir.

Primeiramente, não confunda gripes e resfriados, pois são doenças diferentes.

O resfriado geralmente dura de quatro a cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas. Além disso o resfriado causa coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta.

O tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos. Acontece que ele não cura a doença (apenas o tempo faz isso), e sim alivia os sintomas. Para prevenir-se, é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz.

A gripe é causada pelo vírus influenza.

Além dos sintomas do resfriado, também causa febre alta e abrupta, dores no corpo e fadiga.

O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.

Para prevenir-se, além da vacina, é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz. Além disso também é bom evitar aglomerações e tomar a vacina anual.

A pneumonia é uma infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.

Ela pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite severas. O tratamento é feito com antibióticos. Para prevenir-se, novamente é bom lavar as mãos com frequência, não fumar e verificar vacinação adequada.

Primeiramente, as alergias são causadas por reações do organismo a diversos elementos. Pelos de animas, mofo, poeira e perfumes são grandes exemplos.

Os sintomas são espirro, coceira e tosse. O tratamento é específico para cada caso e a prevenção pode ser feita mantendo os ambientes ventilados, limpos e evitando o contato com substâncias que podem desencadear alergia.

A amidalite é causada por vírus ou bactérias. Ela é uma inflamação das amídalas que causa dor de garganta e ao engolir, mau hálito e febre. O tratamento é feito com anti-inflamatórios. Para se prevenir, evite mudanças bruscas de temperatura.

A asma é uma inflamação dos pulmões e vias aéreas. Apesar de ser mais comum em crianças, ela também atingi adultos. Os sintomas são chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. O tratamento é feito com broncodilatador. Eliminar a poeira doméstica é a melhor prevenção.

Essa doença é a inflamação dos brônquios, o que impede a chegada do ar aos pulmões. Ela causa tosse seca com chiado seguida de tosse com catarro. O tratamento: utilização de vaporizadores, analgésicos, descongestionantes nasais e hidratação. A melhor prevenção possível é evitar o cigarro.

A otite é causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido provocando dor e febre. O tratamento é feito com antibióticos e analgésicos e a prevenção pode ser feita mantendo limpas as vias aéreas.

A rinite é causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz. Além disso é uma das doenças alérgicas mais comuns. Os sintomas são os espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. O tratamento é feito com medicamentos e vacinas antialérgicas. Para prevenir-se, é aconselhável manter o ambiente limpo.

Sinusite é a inflamação dos seios nasais. Ela é provocada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias. Os sintomas são dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.

Além disso o tratamento pode ser feito com corticoides, descongestionantes e antibióticos no caso de infecção bacteriana. Para prevenir, o descongestionante nasal pode ser usado por um curto período quando há coriza.

SABIA QUE A SAÚDE É A PRIMEIRA CLÍNICA POPULAR DE TABOÃO DA SERRA e a única com certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Estamos localizados na Rua Ernesto Capelari, 204, no centro de Taboão da Serra.
Informações: (11) 4788-2520 (11) 96053-6102 (WhatsApp)