Crianças que moram ou vão para cidades com surto de sarampo devem ser vacinadas; Taboão está entre elas

Diante do reaparecimento de casos de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde voltou a recomendar a necessidade de vacinar crianças de seis meses a um ano que moram ou vão viajar a locais com surto da doença.

Segundo a pasta, são 43 municípios, entre eles o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, localizados em três estados diferentes.

No caso dos que vão viajar, a recomendação é que isso seja feito com pelo menos 15 dias de antecedência.

O Ministério da Saúde também alertou que essa dose é extra.

Em outras palavras, a criança que tomá-la continua tendo de ser vacinada nos períodos previstos no calendário nacional de vacinação. A primeira dose da vacina que protege do sarampo é aplicada aos 12 meses de vida, e a segunda aos 15 meses.

Entre 5 de maio e 3 de agosto de 2019, foram confirmados 907 casos de sarampo no Brasil, dos quais 901 no estado de São Paulo, cinco no Rio, e um na Bahia.

 

Das 43 cidades afetadas, 39 são paulistas. No Rio de Janeiro, além da capital, houve casos em Paraty e Nilópolis. Na Bahia, a única cidade da lista é Salvador.

Lista dos municípios:
São Paulo :

Atibaia; Barueri; Caçapava; Caieiras; Campinas; Carapicuíba; Diadema; Embu; Estrela D´Oeste Fernandópolis; Francisco Morato; Guarulhos; Hortolândia; Indaiatuba; Itapetininga; Itaquaquecetuba; Jales; Jundiaí; Mairiporã; Mauá; Mogi das Cruzes; Osasco; Peruíbe; Pindamonhangaba; Praia Grande; Ribeirão Pires; Ribeirão Preto; Rio Grande da Serra; Santo André; Santos; São Bernardo do Campo; São Caetano do Sul; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; Sorocaba; Sumaré; Taboão da Serra e Taubaté

Author Info

Cássio