Covid-19: A importância da vacinação em tempos de pandemia

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO
A Saúde Clínica Médica
Agendamento por WhatsApp ou telefone:
(11) 4788-2520

O Brasil tem vivido mudanças drásticas de comportamento, especialmente, no tocante à saúde e hábitos de higiene.

Quando a World Health Organization (WHO), em 11 de março, classificou o Covid-19 como uma pandemia, medidas de prevenção, como higienização de mãos com água e sabão ou uso do álcool em gel, cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir, foram tomadas.

Além destas, outra maneira que pode ajudar a reduzir a sobrecarga no sistema de saúde é a vacinação de gripe.

A Dra. Lessandra Michelin, diretora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), explica que priorizar os idosos e pessoas que trabalhem na área da saúde contribui para uma melhor triagem e podem contribuir para acelerar diagnósticos.

– A priorização destes públicos, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra a Covid-19 é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as gripes no momento de triagem do paciente e contribuir para antecipar um diagnóstico para o coronavírus – afirma a infectologista.

A infectologista ainda reforça a importância que cuidadores e profissionais de saúde orientem os idosos para que aproveitem à ida ao posto de vacinação ou à clínica particular para atualizar a caderneta de vacinação contra pneumonia.
– As doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo) são conhecidas como doenças pneumocócicas.

Entre as mais graves está a pneumonia – além da meningite e bacteremia (presença de bactéria do sangue), que é uma infecção que afeta os pulmões e pode ser provocada por vírus, bactéria ou fungos. Os sintomas característicos são tosse, febre e dificuldade de respirar. Por isso, é importante se vacinar também contra esta enfermidade – explica Dra. Michelin.

– Dados sobre a relação entre a gripe e as doenças pneumocócicas apontam que a imunização simultânea pode reduzir os casos de internação e óbitos. Por isso, neste momento é muito importante que a população adote todas as medidas necessárias de prevenção – finaliza a médica.

COMO PREVENIR O CONTÁGIO DO NOVO CORONAVÍRUS

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:
* lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel;
* cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.
* evitar aglomerações se estiver doente.
* manter os ambientes bem ventilados.
* não compartilhar objetos pessoais.