Como lidar com o colesterol na sua vida

Hoje em dia, é comum encontrarmos produtos que dizem ser livres de colesterol. Entretanto, muitas empresas utilizam isso somente para impulsionar suas vendas. Infelizmente, elas fazem isso com sucesso devido à falta de informação sobre a real importância do colesterol para nossa sobrevivência.

O colesterol é um esteróide encontrado em todos os animais do planeta. Ele é transportado pela corrente sanguínea e faz parte da composição da membrana celular, que, graças ao colesterol, consegue controlar a entrada e saída de moléculas e íons no interior da célula.

Por ser pouco solúvel em água e insolúvel em sangue, o colesterol é transportado por estruturas esféricas chamadas de lipoproteínas. Quando se fala em colesterol bom e ruim, por exemplo, faz-se referência à lipoproteína que o transporta.

O colesterol ruim é o LDL (low-density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade). O mais abundante, ele libera o colesterol presente em seu interior apenas nos receptores específicos. Quando há excesso de colesterol em uma célula, os receptores de LDL são bloqueados e o sistema imunológico destrói os transportadores.

O resultado é a formação de células que se acumulam na parede dos vasos sanguíneos e formam placas responsáveis pela aterosclerose, o acúmulo de gorduras e outras substâncias nas paredes das artérias. Os vasos entupidos são a principal causa de ataques do coração e derrames cerebrais, por isso a associação do LDL ao mau colesterol.

Já o HDL (lipoproteína de alta densidade) transporta colesterol principalmente para o fígado e outras glândulas, onde ele é metabolizado e utilizado na produção de hormônios, por exemplo. O HDL retira o colesterol presente nas células das placas de aterosclerose e ajuda a destruí-las, por isso é considerado o bom colesterol.

Quem sofre com colesterol alto está sujeito a graves doenças vasculares. A boa notícia é que há várias maneiras de controlar os níveis de HDL e LDL no sangue. Atitudes simples como praticar exercícios aeróbicos, perder peso e deixar de fumar contribuem para o aumento dos níveis de HDL. Na alimentação, evite ao máximo o consumo de gorduras trans.

Faça medições de colesterol regularmente e, caso note alguma alteração, alerte seu médico. O colesterol é essencial para a vida mas, como diz o velho ditado, nada em excesso faz bem para a nossa saúde.

Author Info

Cássio