Como cuidar da saúde da pele em passos simples

As dúvidas sobre como cuidar da saúde da pele trazem sempre muitas pessoas aos consultórios dermatológicos. A pele é o maior órgão do corpo e o mais exposto, mas, paradoxalmente, muitas vezes, os cuidados preventivos relacionados a uma pele saudável são negligenciados e só valorizados se associados a possível ganho estético.

Serão abordadas algumas dúvidas relacionadas ao cuidado da pele que são mais frequentemente questionadas pelos pacientes que procuram por informações.

Proteção solar

Passar protetor solar é a melhor forma de evitar o envelhecimento da pele, causado, em grande parte, pela exposição inadequada ao sol durante a vida. É claro que a pele envelhece de qualquer maneira, por conta de fatores fisiológicos e fora de nosso controle, mas a proteção contra os raios ultravioleta (UV) já demonstrou que adia esse processo.

Os raios UV penetram na pele e danificam as fibras elásticas, contribuindo para o surgimento das rugas e também respondem pelo surgimento de manchas nas mãos, no rosto, nos braços e em outras áreas frequentemente expostas.

Proteger-se com filtro solar, chapéus, óculos de sol e roupas adequadas, além de evitar o envelhecimento, também previne o câncer de pele. Evitar o sol nos horários considerados perigosos, entre as 10h e as 16h, e reaplicar o produto a cada duas horas quando estiver em áreas de grande exposição solar, são medidas importantes.

Limpeza

A pele do rosto, por ficar mais exposta, merece cuidado especial e utilizar o produto adequado à cada tipo de pele é de fundamental importância. Podemos destacar, de forma simples, dois tipos de pele que merecem produtos completamente diferentes: as sensíveis e as oleosas/acnéicas. As peles sensíveis ou sensibilizadas por algum tratamento devem receber produtos suaves e com pouca detergência, para evitar mais ressecamento e mais sensibilidade. Já as peles oleosas, frequentemente com acne associada, necessitam de produtos mais adstringentes, com maior capacidade de remoção da oleosidade. Os produtos esfoliantes (com partículas sólidas) devem ser usados, no máximo, uma a duas vezes por semana.

A higienização da pele do corpo é mais tranquila, sendo importante destacar que, em todas as pessoas, a pele vai tendendo a ficar mais seca à medida que o tempo passa. Nestes casos é recomendável o uso de limpadores mais suaves. Em casos mais extremos, deve-se até restringir o seu uso somente para áreas com maior necessidade como axilas e região genital.

Um grande equívoco nesta questão é o apelo comercial dos ditos “sabonetes hidratantes”. Sabonetes desengorduram a pele e, por mais que contenham hidratantes em sua fórmula, seu efeito principal é desengordurar, ou seja, o resultado final é justamente o contrário do propagado.

Hidratação

Pele hidratada é uma pele protegida. Por isso o uso de cremes, loções, óleos e águas termais na pele é de fundamental importância. Hidratada, a pele fica protegida dos diversos fatores externos que a agridem como variações climáticas, radiações, poluição… A hidratação de pele deve ser um hábito diário. Usualmente recomenda-se que seja feita após o banho, pois ajuda a reter a umidade do banho na pele.

Maquiagem

A maioria das pessoas enxerga a maquiagem como um grande vilão para a pele. Na verdade, não é tão ruim assim e, em alguns casos pode até auxiliar em alguns tratamentos, como no caso do melasma (manchas que ocorrem mais frequentemente na face e estão diretamente associadas a exposição ao sol). Nesta situação a maquiagem é mais uma barreira que auxilia a bloquear a luz, sendo até benéfico o seu uso.

O mais importante no caso da maquiagem é a utilização de um produto adequado à cada tipo de pele. Nas peles acnéicas com tendência à obstrução, por exemplo, deve-se optar por produtos que já foram testados em pessoas com acne – o termo técnico que se deve buscar escrito nas embalagens é “não comedogênico”, que significa que não provoca comedões, o termo científico para os conhecidos ‘cravos’.

(…) Fonte: portal Medicina da pele

QUEM SOMOS

Sabia que a Saúde é a Clínica POPULAR pioneira em Taboão da Serra e região?

Os melhores preços na melhor localização!

Agendamento por WhatsApp ou telefone: (11) 96053-6102
e (11) 4788-2520

 

Author Info

Cássio