Como aproveitar as Festas comendo bem e de forma saudável

Não é segredo que o ganho de peso durante a época de Natal e Ano Novo é uma preocupação comum para muitas pessoas. No final do ano há sempre excessos, comportamentos mais sedentários e um maior consumo de alimentos ricos em calorias.

Aqui ficam algumas dicas de nossos especialistas para evitar ganho de peso e ainda manter a qualidade da sua saúde no período das festas.

Moderação

A moderação é o principal segredo. Não há nada de errado em desfrutar de um jantar festivo em família, mas deve garantir que as refeições sejam saudáveis e nutritivas.

Nos dias de festas, faça um café da manhã e um almoço que sejam mais leves e saciantes – adicione ovos mexidos ou meio abacate a uma fatia de pão no seu café e na hora do almoço opte por acompanhar a sua carne ou peixe apenas com uma boa salada ou legumes.

Em geral, o Natal é associado a chocolates e a biscoitos nutricionalmente densos. Para resolver, a regra é simples: não há em casa, não se come.

A frase acima não precisa ser levada a extremos, mas adquira o mínimo possível destes alimentos para a sua casa. Desta forma não corre o risco de consumir em excesso. Opte por misturas de frutos secos, sementes, frutas desidratadas e até mesmo legumes crus, por exemplo. Evite alimentos que contêm açúcares adicionados.

O controle das porções é seu melhor amigo durante as festas de fim de ano. Para evitar o consumo exagerado de alimentos nas refeições principais, opte por utilizar pratos menores ou não repetir mais do que uma vez. Divida o prato em três partes: ½ prato deverá ser preenchido com uma salada e/ou legumes, ¼ deverá ter carne ou peixe ou ovos (tamanho da palma da sua mão) ou tofu ou seitan e o restante do prato (¼) deverá conter arroz, massa ou batata doce ou branca.

Outra dica importante para se manter saudável é diminuir a velocidade na hora de comer. Estudos demonstram que comer devagar pode dar ao estômago tempo suficiente para enviar o sinal hormonal ao cérebro, o que nos impedirá de comer demais. Desta forma é mais fácil manter um maior controle das porções.

Outro detalhe importante é evitar comer com distrações como televisão, celular ou tablets. Quem come distraído tem mais chances de comer demais pois deixa de prestar atenção aos sinais do corpo.

Atenção às bebidas que acompanham a refeição

Durante as refeições natalícias, o álcool, refrigerantes e outros sucos prevalecem à mesa. Elas contribuem com uma quantidade elevada de açúcar e de calorias para a sua dieta. Além disso, o consumo de álcool está frequentemente associado ao aumento de apetite. Dê preferência a água e chás e mantenha-se hidratado.

Evite colocar batatas fritas, molhos ou frios. Embora sejam rápidos de preparar contêm um excesso de açúcar e gorduras saturadas (não saudáveis). Opte por alimentos naturais e cozinhe as suas próprias refeições.

O momento é de relaxar

Quando estamos estressados os nossos níveis de cortisol aumentam. Níveis altos deste hormônio provocam uma maior vontade de comer. Para evitar o stress nesta época planeje as refeições, defina as suas receitas e decide o que vai ou não comer de acordo com o que estará disponível.

Fuja da inatividade

A inatividade (como ficar sentado vendo televisão) poderá contribuir para o aumento de peso, principalmente se for acompanhada com um excesso de ingestão de alimentos. Faça algum tipo de atividade com a sua família e amigos: como uma caminhada, fazer jogos ao ar livre ou dar um pequeno passeio.

E uma última dica: aproveite as festas com sua família, em paz e sempre com esperança, pois é ela que sempre nos leva pra frente!

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Cássio