Combater a obesidade é fundamental para uma vida saudável

Atualmente, a obesidade é uma epidemia que atinge praticamente todas as áreas do mundo. Para se ter uma ideia, em 2014, o número de pessoas obesas atingiu a marca de 641 milhões e estima-se que, apenas no Brasil, existam 30 milhões de pessoas nestas condições.

A obesidade é caracterizada como um excesso de acúmulo de gordura corporal, levando a problemas para o funcionamento do organismo. Um indivíduo é considerado obeso quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) ultrapassa 30 kg/m². Para calcular o IMC, basta dividir o peso (em quilogramas) da pessoa por sua  altura (em metros) ao quadrado.

Existem diversos problemas associados à obesidade que afetam todas as estruturas do corpo. As juntas e articulações dos membros inferiores, por exemplo, sofrem com o excesso de peso, causando artrites e lumbago. A gordura acumulada, por sua vez, pressiona os órgãos e obriga o coração a bombear o sangue com mais força, potencializando o risco de infartos e hipertensão.

Apesar de hábitos cotidianos serem os principais fatores que causam a obesidade, a doença também pode ter origem na predisposição genética do indivíduo para o desenvolvimento da condição.

A boa notícia é que a obesidade pode ser prevenida. Uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios físicos são maneiras eficientes de evitar o problema. O acompanhamento de especialistas, como nutricionistas e educadores físicos, também é essencial.

 

Ligue na clínica A Saúde para agendar uma consulta: (11) 4788-2520

Estamos na Rua Ernesto Capelari, 204, em Taboão da Serra!

Aceitamos CONVÊNIOS

Author Info

Cássio