(11) 4788-2520 (11) 96053-6102 (WhatsApp) contato@asaudeclinicamedica.com.br

Chegaram as vacinas contra Meningite B. Previna-se

Nossa clínica recebeu e já está disponibilizando as primeiras doses da vacina contra a meningite B causada pelo meningococo B.

A doença bacteriana provoca a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. A condição é considerada grave e, até então, não havia nenhum tipo de imunização contra ela no Brasil.

A meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, ou também por processos não infecciosos. Do ponto de vista da saúde pública, as meningites bacterianas são as mais preocupantes, pois têm potencial para causar surtos e consequências graves. No Brasil, a doença é considerada endêmica, o que significa que novos casos são esperados ao longo de todo o ano. O Ministério da Saúde considera possíveis surtos e epidemias como ocasionais.

As meningites bacterianas são mais comuns no inverno, entre os meses de junho e setembro.

 

O que é a Meningite B

O meningococo B é um dos principais causadores da meningite bacteriana no mundo. As meningites bacterianas, consideradas as mais graves, devem ser tratadas com antibióticos e requerem hospitalização em UTI, por causa da alta taxa de mortalidade associada à doença. Também são mais raras do que as virais.

Os principais sintomas da meningite são:

– Febre

– Dor de cabeça

– Vômitos

– Náuseas

– Rigidez na nuca

– Manchas vermelhas na pele

Em bebês menores de um ano, os sintomas podem não ser tão evidentes. Por isso, é necessário ficar atento para outros sintomas:

– Moleira tensa ou elevada

– Irritabilidade

– Inquietação com choro agudo e persistente

– Rigidez corporal com ou sem convulsões

Vacina contra Meningite B

A vacina Meningocócica B – disponível apenas em clínicas particulares – protege contra a meningite bacteriana causada pelo meningococo B. Ela é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) nas seguintes doses:

Vacinação iniciada aos dois meses: Três doses da vacina entre 2 e 5 meses, com intervalo de dois meses. Aplicar uma dose de reforço entre 12 e 15 meses.

Vacinação iniciada aos seis meses: Duas doses da vacina até os 11 meses, com intervalo de dois meses. Aplicar uma dose de reforço no segundo ano de vida.

Vacinação iniciada a partir dos 12 meses: Duas doses até os 10 anos, com intervalo de dois meses.

Vacinação iniciada a partir dos 11 anos: Duas doses com um mês de intervalo entre elas.

Adultos com até 50 anos devem tomar a vacina em situações específicas, sob recomendação médica. São duas doses com intervalo de um mês.

Para crianças mais velhas que não foram vacinadas, o esquema de doses varia conforme a faixa etária. Deve-se consultar o pediatra.

Possíveis efeitos adversos

As vacinas que protegem contra a meningite B são produzidas a partir da membrana externa do meningococo B. Portanto, não causam infecções. Como qualquer outra vacina, podem causar reações adversas como:

Em crianças menores de dois anos, pode ocorrer febre alta com duração de 24 a 48 horas;

Em crianças até 10 anos, pode causar perda de apetite, sonolência, choro persistente, irritabilidade, diarreia, vômitos, erupções na pele, sensibilidade no local da aplicação e reações no local onde foi aplicada a vacina (dor, calor, vermelhidão ou inchaço). Em casos raríssimos, pode-se observar urticária e outras reações alérgicas.

Em crianças maiores de 11 anos pode ocorrer cefaléia, náuseas, dor nos músculos e articulações, mal-estar e reações locais, como inchaço, endurecimento, vermelhidão e dor.

Cuidados antes, durante e após a vacinação

Para evitar a febre, é possível que o pediatra indique que a criança tome paracetamol antes ou após a vacinação.

Se a criança estiver com febre, adie a aplicação da vacina até que esteja bem. Se sentir dor após a vacinação, faça compressas frias no local da aplicação. Se notar qualquer sintoma grave ou inesperado após a aplicação, notifique a clínica que fez o procedimento. Qualquer efeito adverso que se prolongue por mais de 14 horas requer atendimento médico. Fonte: portal Nutricia

Onde pode ser encontrada:
A Saúde Clínica Médica
Agendamento por WhatsApp ou telefone: (11) 955568966 (com enfermeira Fernanda)
e (11) 4788-2520

Rua Ernesto Capelari, 204, Taboão da Serra.

—-

Você sabia que a Saúde é a clínica POPULAR pioneira em Taboão da Serra e região?

Os melhores preços, na melhor localização: Rua Ernesto Capelari, 204, em Taboão da Serra!

Agendamento por WhatsApp: (11) 9 60536102
Se preferir por telefone, ligue: (11) 4788-2520

 

Author Info

Cássio