Vacinas estão no olho do furacão: com surtos de febre amarela, sarampo, gripe, meningite e outras moléstias, nunca se falou tanto sobre o papel delas na prevenção e no controle de diversas infecções.
Se entre os especialistas não há dúvidas de que essa estratégia foi responsável direta por melhorias na saúde e no aumento da expectativa de vida, alguns boatos teimam em acusá-la das mais terríveis complicações – sem apontar nenhuma evidência séria disso!
Ao contrário do que alguns boatos difundem, são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistências às doenças que o atingiriam.
Elas são compostas por substâncias e microrganismos inativados ou atenuados que são introduzidos no organismo para estimular a reação do sistema imunológico quando em contato com um agente causador de doenças.
Em 1776, há mais de 200 anos, foi produzida a primeira vacina, contra o vírus da varíola – hoje erradicado.
Nessa época, o médico britânico Edward Jenner elaborou as vacinas a partir de lesões em vacas e, hoje em dia, por meio de avanços tecnológicos na medicina, existem vacinas para diversas doenças como contra gripe, hepatite, febre amarela, sarampo, tuberculose, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, meningite, poliomielite, diarreia por rotavírus, caxumba e pneumonia causada por pneumococos entre muitas outras que estão em constante evolução e estudo.
Pensando na proteção dos nossos pacientes, a Clínica A Saúde em Taboão da Serra, que possui certificado de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como atestado de qualidade, se coloca à disposição para vacinas e também para fornecer informações.
Consulte: (11) 972246198 (11) 4788-2520
ACEITAMOS CONVÊNIOS